MAPA - ECO – FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL - 54/2022

MAPA – MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA – 5124

Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem

– M.A.P.A.

O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em relação a concepção de um novo negócio e análise Swot, propomos o exercício da mentalidade criativa e empreendedora.

Mãos à obra!

Inicie a Atividade com a leitura dos textos a seguir:

ESTUDO DE CASO: DONA ROSA e o SR. ALECRIM INTRODUÇÃO

Esse caso começa com a história de Antônio, um jovem de 19 anos de uma família do interior, e que vive de uma pequena produção de flores.

Durante toda a infância, Antônio trabalhou junto com a família na lida do campo. A produção da pequena propriedade rural era destinada a terceiros, que faziam o papel de intermediadores para outras empresas, de maior porte e faziam a revenda das flores. Até aqui, um negócio saudável e rentável, de acordo com o pai (Joaquim), que era o responsável por coordenar as atividades e de cuidar da família.

Mas Antônio como todo jovem, queria mais! Pensava todos os dias que a propriedade era próspera, mas que ainda existiam outras oportunidades a serem exploradas. O pai era conservador e usava sempre a frase: “em time que está ganhando não se mexe” ….

Antônio estava cursando faculdade e dentro da matriz do curso havia a disciplina de “Mentalidade Criativa e Empreendedora”. Em uma das aulas, foi solicitado para que os alunos escolhessem um ramo de atividade profissional ou comercial para iniciar um negócio, e fizessem o uso da análise SWOT, para verificar o potencial de mercado do segmento. Analisando AMEAÇAS, OPORTUNIDADES, FORÇAS e FRAQUEZAS a professora pediu um panorama aos alunos, da viabilidade de se investir ou não nesse segmento a priori…

A professora de Antônio fez os seguintes questionamentos:

  • Se eu te oferecesse R$150.000,00 para começar esse negócio, você faria?
  • Você teria a coragem de investir mais R$150.000,00 de capital?
  • Qual seria o primeiro passo para ter certeza de que o negócio além de viável, também seria saudável para valer a pena o investimento?

PRIMEIRO PASSO

Depois de ter respondido as 3 questões propostas pela professora, Antônio ficou muito animado! Percebeu que o negócio da família poderia se tornar uma distribuidora de flores. Mas na sequência da análise percebeu que as flores demoravam um certo tempo para produzir, que existia sazonalidade na compra e eram perecíveis.. sujeitas também a ação do clima.

Então Antônio retomou sua análise e percebeu muito rápido que poderia diversificar. Surge então a ideia de produzir também temperos, que eram produtos muito mais rápidos no ciclo de produção e também existia bem menos sazonalidade para o consumo.

Mas claro, era preciso também criar uma marca para se destacar e obter visibilidade no mercado, afinal, também existiam concorrentes no mesmo segmento.

Antônio então, faz o movimento contrário, busca a professora da disciplina de “Mentalidade Criativa e Empreendedora”, e conta suas análises e pede ajuda pra dar continuidade no processo.

Então ele traz 3 questionamentos a professora:

  • Como escolher um nome para uma empresa?
  • Seria aconselhável vender em uma loja física ou no digital?
  • Qual poderia ser um diferencial competitivo para se destacar no mercado?

SEGUNDO PASSO

A partir dos questionamentos, a professora pode orientar Antônio em como proceder. Eles avaliaram que a marca deveria ter um nome prático e curto, que deveriam ser marcas diferentes para cada produto, visto que poderia haver clientes que não necessariamente comprariam os dois produtos. Outro ponto, foi

entender que a pequena propriedade poderia ser um grande atrativo comercial para que os clientes conhecessem o processo de plantio e as práticas de cuidado com o meio ambiente. A comunicação digital foi considerada um item indispensável para que a marca e os produtos pudessem ser divulgados a uma quantia maior de pessoas e empresas em potencial. Por fim, o diferencial competitivo que aluno e professora conseguiram identificar, era não só vender produtos, mas sim, entregar além de tudo uma VIDA! Cada flor e cada tempero, seriam entregues em vasos para que o comprador pudesse continuar o cultivo, com instruções, com cuidado, e aquilo além de se tornar um item de consumo para o dia a dia, também seria terapêutico pela prática de cuidar e fazer brotar de novo.

TERCEIRO PASSO

Com todas essas análises e a criatividade fluindo, Antônio tomou coragem e levou a ideia para o pai Joaquim. Mas com muito medo e receio, afinal, desde que ele se conhecia por gente a propriedade e o negócio da família funcionavam da mesma maneira.

Joaquim ouviu o filho com atenção e sugeriu:

– Filho, meu negócio funciona assim há anos, mas entendo a sua vontade de crescer e inovar. Faremos muito melhor! Eu continuo aqui da minha maneira, mas você pode e deve iniciar seu novo negócio. Você será meu cliente! Irei fornecer as flores e também os temperos e você irá traçar todo esse projeto de comercialização. Quem sabe você cresce tanto, que irá ajudar outros produtores como o seu pai a crescerem e prosperarem. Voa filho! O Mundo tá aí pra você mudar!

CONCLUSÃO

Depois dessa conversa, Antônio pegou o pequeno recurso financeiro que tinha, levantou mais algum capital adicional. Traçou um belo planejamento, com metas e ações palpáveis e possíveis de realizar em curto e médio prazo, mas com um foco maior no longo prazo e na sustentabilidade da empresa.

Procurou outros profissionais que pudessem auxiliar nesse projeto, e fez as contratações de serviços contábeis, de marketing e de tráfego pago.

Após algumas semanas do plantio, veio a colheita… nasceu a DONA ROSA e o SR. ALECRIM. DONA ROSA foi a marca escolhida para as flores e o SR. ALECRIM para a marca dos temperos.

Agora Antônio continua a jornada empreendedora e criativa, sempre com a mentalidade de que é possível mudar uma realidade e empreender no Brasil.

E você está preparado(a) para se inspirar com a história de Antônio?

 ATIVIDADE PROPOSTA:

Com base no estudo de caso, faça uma Análise SWOT do novo empreendimento de Antônio, o “SR. ALECRIM”.

Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você estivesse começando a idealizar o mesmo tipo de negócio. Avalie o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre concorrentes e faça uma análise sobre as estratégias deles. Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.

Boa Atividade! MAPA – MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA – 5124

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

A Unidade 4 (temas 6 e 7) do nosso livro irão lhe ajudar na realização desta atividade.

  • Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da atividade M.A.P.A.
  • Utilize o Formulário do M.A.P.A. disponível no campo “Material da Disciplina”.
  • Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa (caso utilize).
  • Salve o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
  • Após realizar o M.A.P.A., anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.

– Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.

ALTERNATIVAS

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Autor:  019 Assessoria Acadêmica

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