Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública, sem dúvida, é o Livro Didático (LD). Sua relevância é tanta em nossa cultura institucional, q e destina as obras didáticas, pedagógicas e literárias com finalidades de prática educativa às escolas públicas de Educação Básica das redes federais, estaduais, municipais próprios e adequados para as turmas de jovens e adultos?
Existem inúmeras situações em todo o nosso país, mas muitas instituições e professores da EJA utilizam os mesmos livros destinados para o ensino regular, por falta de di Sabemos que a abordagem de muitos LD dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, não é coerente com o perfil das turmas de jovens e adultos, logo há uma
Para que você compreenda melhor esse desacordo entre o LD feito especificamente para crianças e o uso com jovens e adultos, convido você a pegar um Livro Didático e presentes, entre outros aspectos). Depois, reflita se você, enquanto adulto, se sentiria respeitado pela faixa etária, história de vida e conhecimentos acumulados ao longo
Em seus estudos sobre Livro Didático na EJA, Merli (2018, p. 249) concluiu que:
“
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é necessário compreender o Livro Didático como parte da prática pedagógica, mas não como parte única; compreendê-lo como um dos elementos pedagógicos, pois nel currículo deve ser visto como um elemento crítico, no qual aluno e professor possam construir juntos o conhecimento, sempre partindo do conhecimento teórico-científic ser um aliado, tanto ao influenciar com o conhecimento científico historicamente acumulado,
quanto
ao trazer elementos culturais da realidade do aluno, agregando um ao outro, construindo novos saberes e novas visões de mundo, para que dessa forma possam existir p
Com essa análise, percebemos que há valor no Livro Didático e, sendo este um dos poucos recursos disponibilizados aos professores da EJA, em muitas escolas, se faz nec melhorar o que precisa.
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade será analisar um Livro Didático de Língua Portuguesa, do ciclo de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano) do Ensino Fundament
- Encontre um Livro Didático de Língua Portuguesa, que seja para o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental, cuja elaboração tenha sido respaldada pelo PNLD e a public
- Escolha uma sequência didática do livro selecionado, contendo um texto de apoio (fábula, conto, poema etc.) e, ao menos, uma atividade de estudo (questionário, elab
- No formulário padrão desta atividade haverá um campo para você digitar as informações do texto de apoio (título, autor – se houver – e um excerto de 5 a 10 linhas do
- Após esses registros, você deverá inserir a sua análise sobre a sequência didática, considerando a aplicação para uma turma de EJA, em que se deve respeitar os objetiv há elementos compatíveis com a faixa etária de jovens e adultos? b) É respeitada ou proporcionada autonomia e participação ativa do aluno em seu processo formativo? citações indiretas, ou seja, com suas palavras, neste caso, deverá apresentar a referência com base na ABNT, ao fim da atividade (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do
- Por fim, explique quais possíveis adaptações você, enquanto professor da turma de EJA, realizaria nesta sequência didática, para poder aplicá-la aos adultos, sem perde conforme ABNT, ao final da atividade.
Atenção:
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador, pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Bons estudos!! REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017. Disponí pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 5 jan. 2024.
MERLI, R. C. O livro didático e a Educação de Jovens e Adultos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 4., 2018, Londrina. Anais
. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível
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em: https://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/V%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20IV%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20Sab Acesso em: 5 jan. 2024.
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